Entrevista 2012

               Entrevista: Akira Toriyama


Mundo DBZ: Porque você escolheu criar histórias em lugares inexistentes?
Akira Toriyama: Porque e muito mais fácil dessa maneira. E por causa que eu escolhi fundamentalmente a maneira mais fácil. Se tivesse escolhido a do mundo real, eu teria que olhar coisas reais antes de desenhar qualquer coisa. Como prédios, veículos e coisas do tipo, e se eu modificasse qualquer coisa um pouquinho as pessoas iam reclamar.

MZ: Você nunca olha coisas reais quando você desenha paisagens?
Toriyama: Normalmente não. Eu costumo olhar construções chinesas e coisas do tipo. Quando comecei a fazer Dragon Ball, eu queria fazer uma coisa totalmente diferente de Dr. Slump, porque eu senti que Dr. Slump tinha estilo muito americano, e eu queria fazer uma coisa mais oriental dessa vez. Minha esposa era muito interessada na china e eu desenhei coisas que eu havia visto em fotos de lá que ela havia comprado. Depois disso eu comecei a desenhar muita coisa que eu havia pensado baseado nessas fotos incluindo o Tenkaichi Budokai, estádio de luta. Antes de começar a publicar, eu fui pra ilha de bali com minha família. Ai eu modelei a ilha de Tenkaichi Budokai, a ilha papayam, baseada nela. E comecei a fazer os prédios e construções baseadas nas fotos que trouxe de lá. Mas foi muito difícil, por isso eu usei mais o palco das lutas que os cenários a volta dele, foi difícil usar cenários já criados.

MZ: Campos são paisagens totalmente diferentes, não são?
Toriyama: Sim isso mesmo, eu desisti de usar montanhas e coisas do tipo, eu pensei muito a respeito de que tipo de cenário usar. Teria que usar um certo cenário que nunca havia usado antes porque senão seria muito chato usar o mesmo cenário sempre.

MZ: Você usou muitos cenários desabitados, não é mesmo?
Toriyama: Se eu tivesse que desenhar Goku e os outros lutando em cidades seria muito difícil. Eu teria que desenhar as pessoas que vivem nessa cidade, os prédios e coisas do tipo. Por isso coloco eles lutando em campos desabitados. Uso muitos closes e eles usam o bukujutsu pra voar e se todos os amigos do Goku voassem seria muito mais fácil de fazer a história.

MZ: As cenas de batalhas são muito difíceis de serem feitas, não são?
Toriyama: Sim, porque eu posso fazer elas serem iguais sempre. No começo quando Goku era pequeno, era bem fácil mas mais pra frente começou a ter mais e mais lutas, aí eu tive que começar a pensar em criar técnicas novas de combate e coisas do tipo. Foi muito divertido desenhar a luta entre Majin Boo e Gotenks. Eu tive que criar muitos ataques especiais hilários.

MZ: Como você pensa nos nomes desses ataques especiais?
Toriyama: Normalmente eu não gosto de pensar nos nomes dos ataques. Numa luta de verdade você não fica dizendo o nome dos golpes que usa, fica? Enquanto você fala o nome do ataque, acaba morto! Mas é divertido ficar criando nomes para os ataques. Minha esposa que criou o kamehameha porque eu estava dizendo Kame Sennin tinha um ataque especial e tinha que ser alguma coisa "HA" e minha esposa disse: "porque não kamehameha?". Foi o máximo, soou muito bobo e encaixou certinho com o perfil de Kame Sennin, e assim começou os nomes de golpes, o de Vegeta são sempre em inglês e os de Piccolo em kanji.

MZ: uando você criou Piccolo, você planejou que ele seria um alien de Namekusei?
Toriyama: Não, na verdade foi como os sayajins. Quando dei a Goku um rabo estava apenas pensando dele ser um macacão. Eu não havia pensado em Goku ser um alien. A mesma coisa aconteceu com Piccolo. Estava pensando ele ser como Kami Sama quando o criei. Não gosto de pensar em todo o futuro de um personagem de uma só vez.

MZ: Se pudesse nascer outra vez, que personagem gostaria de ser?
Toriyama: Trunks. Ele é muito rico, pode comprar muitos brinquedos e é poderoso. É o melhor.

MZ: De todos os personagens, qual deles é o mais carismático?
Toriyama: Goku. É muito puro e um dos mais fortes do universo. Ele é o número um no departamento onde trabalho. Todos gostam dele.

MZ: E o mais exigente na comida?
Toriyama: Mr. Satan. Penso que ele gosta de comida cara. Ele é do tipo de pessoa que pensa que a comida cara é a melhor.

MZ: E o mais tímido?
Toriyama: Piccolo. Acho que a raça dos Namekuseijins é a mais tímida.

MZ: Qual personagem está mais dentro da moda?
Toriyama: Trunks. Pensava que era a Bulma, mas quando ela chegar a ser velha irá vestir roupas muito antiquadas.

MZ: Quem é mais maluco?
Toriyama: Mestre Kame. Tinha mesmo de ser ele. Não é óbvia a sua perversão a toda à hora?

MZ: Dos prédios que desenhou, qual prefere?
Toriyama: A Torre de Karin. É um lugar muito interessante, apesar de assentar num pilar fino. Tem um ar de (des)equilibrado. Gosto da idéia deste design não poder existir na vida real.

MZ: Onde gostaria de morar?
Toriyama: Na casa do Kame. Se a ilha fosse um pouco mais larga e se a casa do Kame fosse do tamanho da corporação Cápsula, gostaria ainda mais.

MZ: Qual dos truques gostaria de poder fazer?
Toriyama: Bukujutsu. Seria maravilhoso conseguir voar sem ajuda de ninguém. Também gostaria de fazer o Shunkanido, porque assim ia a qualquer lado bastando, para isso, pensar no local desejado.

MZ: De todas as técnicas, qual a sua preferida?
Toriyama: Gosto muito do kamehameha, principalmente porque foi a minha mulher que deu a idéia do nome.

MZ: De todas as invenções que apareceram em Dragon Ball, qual é a que gostaria de ter?
Toriyama: As Cápsulas Hoípoi. São ótimas. Porque com elas não teria dificuldade em estacionar. Muito convenientes. E podemos colocar quase tudo lá dentro.

_________________________________________________________________________________


                Biografia: Tite Kubo

Nascido em 26 de Junho de 1977, Tite Kubo é apenas um pseudônimo. Seu nome verdadeiro é Noriaki Kubo. Kubo começou a desenhar mangás durante o ensino médio, no qual fazia parte do Clube de Anime . Foi também no ensino médio que ele criou seu primeiro mangá: Zombie Powder, que foi publicado semanalmente na revista Shonen Jump. Porém, com a falta de sucesso do mangá, a série foi cancelada, logo após alcançar 4 volumes.


Mais tarde, em sua carreira, após o fracasso com ZP, Kubo criou um novo mangá, chamado Bleach, e o enviou à Weekly Shonen Jump, com a esperança de que o mangá fosse publicado. Porém, Bleach foi rejeitado devido as similaridades com o mangá Yu Yu Hakusho que estava sendo publicado pela revista na época. Mesmo Bleach tendo impressionado o grupo de leitores que controlavam as séries editadas pela revista, a rejeição fez com que Kubo perdesse as esperanças. Esse quadro mudou quando Akira Toryama, autor de Dragon Ball, mandou à Kubo uma carta tranqüilizando-o e inspirando-o a continuar com o mangá, dizendo que havia gostado muito de seu trabalho .


Após isso, Tite, novamente, levou o mangá para a Shonen Jump, e que, para surpressa, foi aceito desta vez. Bleach, agora, é publicado semanalmente pela Weekly Shonen Jump , e atualmente chegando à ultrapassar 400 capítulos publicados. A versão anime, exibida pela TV Tokyo, é um dos animes de maior audiência atualmente no Japão, o que leva a crer que Kubo, no futuro, garantirá seu nome como um grande mangáka do século 20.




_________________________________________________________________________________





Gostaram? Comentem!

4 comentários:

  1. Muito legal a entrevista! É fake? não consegui notar, vc traduziu? XD Curti muito!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, mto maneira a entrevista.Clímax é? Quero ver.

    ResponderExcluir
  3. mto legal a entrevista , XD adoro ver mangákas falando sobre a própia série e seus personagens, mto bom mesmo, flw e sucesso ae o/

    ResponderExcluir
  4. não! não é FAKE Não! que bom que gostaram! Achei que seria algo que todos ja tenham lido! MASASHI eh fodão mesmo! na verdade nem fui eu que traduzi. Eu peguei a entrevista num Site de "NARUTO" q supostamente eles teriam pegado na net! Mas enfim....eu particularmente GOSTEI muuuito dessa ENTREVISTA!

    ResponderExcluir